Sexta, 21 de Janeiro de 2022 04:22
63 98426-4893
Capital Belém

Entrega de equipamentos e assinatura de convênios marcam homenagens a Belém no Ver-o-Peso

O batedor de açaí Manoel de Melo agradece a Deus e à gestão pelos novos equipamentos de trabalho.

13/01/2022 11h00
Por: Redação Fonte: Fabricio Lopes
Foto: Publicação Secom
Foto: Publicação Secom

Um dos momentos mais esperados no dia do aniversário de 406 anos de Belém, comemorado nesta quarta-feira, 12, foi a agenda conjunta entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado para a entrega de benefícios financeiros e equipamentos para os feirantes da maior feira da América Latina, o Ver-o-Peso, ponto símbolo para a cidade de Belém. 

“Belém é uma cidade linda que hoje, em seu aniversário, ganha vários presentes. Por meio de muito amor a Belém, teremos uma cidade educada, alfabetizada, com um povo saudável e urbanisticamente mais limpa e bonita”, declarou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, durante o evento. 

Apresentações artísticas e da banda da Polícia Militar do Pará (PM) abriram a programação. Logo depois houve a entrega de benefícios para empreendedores atendidos pelos programas de microcrédito Banpará Comunidade e Banpará Empodera.

O governador do Pará, Helder Barbalho, também participou da agenda. “Estar hoje aqui nesse aniversário, festejando Belém, é um momento de satisfação para todos nós”, disse Helder.  

Durante a cerimônia ocorreu, ainda, a entrega de uma lancha aquática, que servirá de viatura para a Guarda Municipal de Belém (GMB). A entrega foi realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) à GMB. 

Assinatura de convênios

O festejo de aniversário de Belém no Ver-o-Peso, na manhã desta quarta-feira, 12, foi marcado também pelas assinaturas dos convênios entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado para a reforma de cinco mercados e feiras de Belém.

São eles: Mercado de Icoaraci, Mercado da Terra Firme, Complexo do Mercado da Pedreira (Casa do Bife), Mercado da Pedreira e Mercado do Guamá, incluindo o espaço de venda de farinha.

Ao todo, serão investidos na revitalização dos cinco mercados de Belém cerca de R$ 15 milhões, que devem garantir melhores condições de trabalho para os feirantes desses espaços. 

Foi assinado também o convênio entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado que vai garantir a reurbanização da Av. Romulo Maiorana, disponibilizando o valor de mais 29 milhões para as obras.

O secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, destacou a importância desses convênios.  “O mercado é o centro da economia dos bairros, onde todo o bairro circula. Então reformar esses espaços é de muita importância para a retomada da economia de Belém”, diz o titular da Secon, pasta que administra mercados e feiras da cidade. 

Equipamentos para batedores de açaí de Belém

“Hoje o sentimento é de gratidão por estar recebendo esses equipamentos no dia do aniversário de Belém. É muito bom ser valorizado, cada dia mais”. Esse depoimento é de Alba Fonseca, batedora de açaí no bairro do Jurunas há mais de 12 anos. 

Alba está entre os 240 batedores de açaí artesanais de Belém que receberam nesse aniversário da cidade equipamentos novos para ajudar em seu trabalho.

Ao todo, foram entregues no evento de aniversário de Belém 1.680 equipamentos, entre máquinas de branqueamento de açaí, mesas para peneiramento em aço inox e basquetas. 

Outro batedor de açaí que neste aniversário de Belém ganhou novo maquinário foi Manuel de Melo. “Hoje queremos agradecer primeiramente a Deus e depois a gestão, que nos presenteou hoje com esses equipamentos. Para nós, que não temos condições de comprar, isso é muito bom”, declarou. 

Parabéns para Belém

Ao final da ação conjunta entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado, no Ver-o-Peso, alusiva ao aniversário de 406 anos da capital, houve o tradicional parabéns para Belém. O prefeito Edmilson Rodrigues foi quem representou a cidade no momento. 

Para evitar a propagação da covid-19, este ano o bolo foi menor e simbólico, mas a população pôde levar o seu pedaço do bolo, que foi previamente dividido e colocado em embalagens individuais para ser distribuído às pessoas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Capitais
Sobre Capitais
Ele1 - Criar site de notícias