Rádio Ponto News
Play Store
Segunda, 23 de Maio de 2022 00:01
63 98426-4893
Artigo Politica

Aparição de Weintraub e Tarcisio esvazia campanha do vice de Doria, o elo mais fraco da corrente tucana

Isso impactou diretamente na campanha do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que busca eleição para o governo.

19/01/2022 10h30
Por: Redação Fonte: Eduardo Negrão
Foto Divulgação Fotomontagem: Reprodução Redes Sociais
Foto Divulgação Fotomontagem: Reprodução Redes Sociais

Semana agitada em São Paulo. Na quinta (13), Jair Bolsonaro oficializou o nome do ministro Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo, pelo PL. Na madrugada de sábado (15), o polêmico Abraham Weintraub desembarcou dos Estados Unidos, e isso impactou diretamente na campanha do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que busca eleição para o governo.

A exemplo de Doria, o Rodrigo desfila pelo estado distribuindo verbas generosas aos prefeitos e, num primeiro momento, parecia suprir seus tímidos números nas intenções de voto. Porém com o acirramento que se aproxima entre a esquerda representada por Fernando Haddad (PT) e Boulos (PSOL) e os conservadores alinhados com Tarcísio (PL) e Weintraub (sem partido), o insosso vice fica num limbo eleitoral, sem condições de avançar numa direção ou na outra.

Os prefeitos do interior e do litoral paulista, ficaram escaldados com as eleições de 2018, quando uma legião de novatos como Janaina Paschoal, Carla Zambelli, Gil Diniz e Eduardo Bolsonaro arrastaram milhões de votos em seus municípios, à revelia das suas lideranças tradicionais (prefeitos, vereadores etc). Sem falar na surpreendente eleição do Major Olímpio ao senado, infelizmente abatido pelo vírus chinês.

A reportagem do JCO falou com quatro prefeitos e um presidente de câmara, da Baixada Santista, Rio Preto, Bauru e Campinas – todos de partidos da base do governo. Apesar dos elogios ao vice-governador, a maioria está preocupada com a altíssima rejeição de João Doria, o governador paulista que menos viajou ao interior.

Eles também tem dificuldade para explicar para vereadores e lideranças, qual é o papel do deputado carioca Rodrigo Maia no comando da poderosa secretaria de Ações Estratégicas de SP.

A transformação da gigantesca máquina pública do estado mais rico da federação em mero comitê da campanha à presidência de João Dória choca até mesmo os tucanos, depois 30 anos no comando. Um prefeito decano do Oeste Paulista em seu quarto mandato - não consecutivo, claro – me confidenciou:

– Foi um bom ciclo, mas o engomadinho vai acabar com tudo!

Como previmos meses atrás, Doria é o elo mais fraco da corrente tucana.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Opinião Ponto e Vírgula
Sobre Opinião Ponto e Vírgula
Onde o leitor tem a vez
Ele1 - Criar site de notícias