Rádio Ponto News
Play Store
Segunda, 23 de Maio de 2022 00:09
63 98426-4893
Meio Ambiente Goiás

Goiás Semad realiza a terceira etapa do Circuito Radical Parques de Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), reali...

28/01/2022 15h00
Por: Redação Fonte: Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realiza no dia 13 de fevereiro a terceira etapa do Circuito Radical Parques de Goiás, evento esportivo que visa promover atividades saudáveis em contato com a natureza e, ao mesmo tempo, desenvolver a educação ambiental e o ecoturismo em Unidades de Conservação (UCs) goianas. Para o evento, que ocorre no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP), além das inscrições convencionais, por idade e sexo, foram criadas categorias inclusivas para que pessoas com algum tipo de deficiência motora possam competir.

A titular da pasta, secretária Andréa Vulcanis lembra que, para a PcD Cadeirante o percurso será de 1,5 quilômetro. Já para PcD andante, de 3 km. A inclusão demandou consulta técnica sob mediação da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que convidou profissionais que já trabalham com inclusão esportiva dos atletas portadores de deficiência a participarem da Staff do evento. Com isso, foi possível a definição de instruções e critérios importantes que possibilitaram a formatação das categorias.

Já as demais categorias foram definidas segundo critérios de faixa etária e sexo dos participantes. Além disso, dois percursos de 12 quilômetros e 24 km deixam a critério dos participantes a escolha do trajeto quanto ao nível de dificuldade e esforço físico para completarem um dos trajetos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas acessando o linkhttps://racingtime.com.br/event/circuito-radical-parques-de-goias-peamp/

Para os pequenos

Para esta etapa do Circuito Radical Parques de Goiás foram incluídas ainda as categorias Kids – para crianças de quatro a oito anos –, e Infantojuvenil – de nove a 15 anos. Os percursos são, respectivamente, de 100 metros e 700m. A Semad alerta aos interessados que para essas duas categorias foram disponibilizadas apenas 30 vagas. A largada para todas as categorias obedecerá critérios de segurança sanitária para que não ocorra aglomeração.

No domingo, a abertura do evento terá início às 7h da manhã, com a largada das categorias PcD cadeirante e andante. Na sequência, a começar pelo percurso de 24k (masculino e feminino) as provas terão intervalos de três minutos. A partir das 11h será iniciada a sequência de premiação, com pódio para cada categoria ocorrendo em intervalos de cinco minutos. Os últimos premiados, a partir do meio-dia, são os participantes da categoria Elite 12k e 24k.

Desde a criação da competição a Semad incentiva a participação de seus servidores nas provas. O objetivo é promover a universalidade dos funcionários junto à comunidade esportiva, inspirando os atletas a se desafiarem em contato a natureza. E o resultado, além da prática esportiva, é um trabalho de educação ambiental junto ao funcionalismo público e à sociedade em geral. Na etapa PEAMP a Semad também criou cupons especiais que visam à participação de servidores de outros órgãos do Governo de Goiás e militares.

A competição

Criado pela Semad em 2020, a primeira etapa do Circuito Radical Parques de Goiás ocorreu em setembro do ano passado, no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN), data em que a UC comemorou 51 anos desde a sua criação. A segunda etapa ocorreu em 21 de novembro no Parque Estadual dos Pirineus, localizado nos municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás.

O governador Ronaldo Caiado tem reiterado a sua preocupação com o respeito à natureza e o ecoturismo. Em 2020, durante a criação do Parque Estadual Águas do Paraíso (PEAP), no Nordeste goiano, ele reforçou que as ações visam “transformar o parque em um dos pontos mais visitados do mundo”. Conforme destaca a titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, “esta é uma grande oportunidade para incentivar a preservação da natureza e o ecoturismo em diversas regiões do Estado”, ressalta.

O Circuito Radical Parques de Goiás conta com a parceria da Goiás Turismo, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), Associação Ciclística Caldas Novas (ACIC) e Associação Caldasnovense de Atletismo (ACAT).

Fonte: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias