Quinta, 21 de Outubro de 2021 06:16
63 98426-4893
Cidades Araguaína

Araguaína promove apresentação teatral sobre depressão para estudantes

Ação voltada para alunos da rede pública faz parte da programação em comemoração ao Dia das Crianças realizada em toda a rede municipal

09/10/2021 21h00
Por: Redação Fonte: Felipe Maranhão
Foto Divulgação: Marcos Sandes / Ascom
Foto Divulgação: Marcos Sandes / Ascom

A Secretaria Municipal da Educação está realizando uma série de atividades nas escolas e creches de Araguaína em comemoração à semana da criança. Até esta sexta-feira, 8, as crianças participam de brincadeiras dirigidas, gincanas, pintura facial, teatro de fantoches, entre outras ações que tem o objetivo de desenvolver as habilidades cognitivas das crianças e envolver a comunidade nas atividades escolares.

Uma das principais ações da programação é a apresentação de uma peça teatral intitulada “O Mosquito da Depressão”. O espetáculo encenado pelo grupo Art Palco em parceria com o SESI (Serviço Social da Indústria) trata sobre depressão de uma forma lúdica, envolvendo também os pais durante o processo.

“O bullying na escola geralmente é um dos principais gatilhos para o desenvolvimento da depressão. Neste espetáculo, nós tratamos desse assunto sério de uma forma descontraída que envolve as crianças, mas também chamamos a atenção dos pais, que precisam estar atentos ais sinais dentro de casa”, explicou o diretor do espetáculo, Luiz Navarro.

Para a dona de casa Iris Carvalho, as ações com a participação dos pais são importantes para gerar envolvimento com a comunidade. “Minha filha é autista e acho que a inclusão precisa existir sempre dentro das escolas. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa, pois as crianças se divertem e a comunidade se sente parte desse processo”.

Trabalho Social
As apresentações teatrais também fazem parte do PTTS (Projeto de Trabalho Técnico Social) desenvolvido junto à comunidade dos setores Vila Azul, Construindo Sonhos e Costa Esmeralda realizados após a entrega dos conjuntos habitacionais como parte das intervenções relacionadas ao desenvolvimento urbano que também incluem a realização de cursos profissionalizantes, palestras educativas, entre outras ações para a sustentabilidade dos empreendimentos e preservação ambiental.

Acolhimento
Acolhendo mais de 30 crianças em situação de vulnerabilidade, a Casa Ana Caroline Tenório e a Casa Lar também estão realizando uma programação especial para as crianças assistidas, oferecendo três dias de programação de lazer, com passeios, brincadeiras e atividades de socialização para as crianças, assegurando o trabalho pedagógico e de inserção social.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Ele1 - Criar site de notícias