Quinta, 21 de Outubro de 2021 05:28
63 98426-4893
Turismo Tocantins

Governo do Tocantins apoia mostra de danças populares e tradicionais do Estado

Projeto traz manifestações culturais das comunidades indígenas, quilombolas e do interior do Estado

13/10/2021 11h30 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Projeto apresenta danças tradicionais de grupos de diversas regiões do Tocantins - Foto: Divulgação
Projeto apresenta danças tradicionais de grupos de diversas regiões do Tocantins - Foto: Divulgação

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a Associação de Artes Ninho Cultural e do coletivo de criação cênica Agulha Cenas apresenta até o próximo sábado, 16, o projetoDo Ritual - Mostra de Danças Populares e Tradicionais do Tocantins. O evento pode ser conferido no canal do Youtube Ninho Cultural, às 19 horas, com classificação livre.

O projeto traz as manifestações culturais das comunidades indígenas, quilombolas e do interior do Estado. Integram a programação a Dança do Lindô (Comunidade Cocalinho), os Cantos do Maracá (Comunidade Indígena – Xerente), Dança do Lenço (Barra da Aroeira), Dança do Tambor (Monte do Carmo), Dança do Maculelê (Barra da Aroeira) e Dança do Congo e Taieiras (Monte do Carmo). A programação ofertará todos os dias apresentações com grupos tradicionais de diversas regiões do Tocantins.

De acordo com a diretora artística da Mostra, Liu Moreira, além das apresentações, o projeto conta com entrevistas com os integrantes dessas comunidades. Para a elaboração dos documentários que compõem a mostra “Foi realizado o registro audiovisual e fotográfico com a ida da equipe de produção técnica e artística na cidade dos grupos, onde foi realizada a gravação de uma apresentação de cada grupo e entrevistas”, explica.

Como fruto do projeto foram concebidos seis vídeos documentários. Todas as exibições dos vídeos contam com intérpretes de Libras. Após a semana de estreia, os vídeos ficarão disponíveis para livre acesso do público, de forma gratuita, no canal do Youtube do ninho cultural e na landpagehttps://ninhocultural.com.br/mostradoritual, até o dia 20 de outubro. Neste canal terão acesso às apresentações, entrevistas e portfólio de todos os grupos de dança selecionados.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto é de grande valor para o resgate da cultura popular do Estado. “ O Tocantins possui uma grande diversidade cultural com manifestações populares que formam a identidade Cultural do Estado”, considera.

O projetoDo Ritual: Mostra de Danças Populares e Tradicionais do Tocantinsé uma realização da Associação de Artes Ninho Cultural e do coletivo de criação cênica Agulha Cenas. O patrocínio é do Prêmio Aldir Blanc, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, via Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias