Segunda, 29 de Novembro de 2021 14:08
63 98426-4893
Geral Pará

Suinocultores de Santa Izabel do Pará participam de Demonstração Técnica da Emater para a melhoria da produção

Cerca de 30 agricultores de seis comunidades do Município de Santa Izabel do Pará participaram da Demonstração Técnica (DT) em Suinocultura, realizada pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do...

21/10/2021 04h00
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Cerca de 30 agricultores de seis comunidades do Município de Santa Izabel do Pará participaram da Demonstração Técnica (DT) em Suinocultura, realizada pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Santa Izabel.

A atividade, executada em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Izabel (Semagri), aconteceu no Sítio Bom Sossego, de propriedade dos agricultores Antônio Rodrigues e Maria Zilma, na Comunidade Santa Maria da Maravilha, a 32 quilômetros da sede do Município e foi solicitada pela Associação Rural Amigos da Terra, a partir da observação do aumento da produção de suínos e do interesse pela expansão da atividade pelos agricultores da Comunidade, conta a presidente da Associação Marinete Gatinho.

“Temos aqui na localidade muitos pequenos produtores que estão fazendo a criação de porcos e querendo melhorar a produção, por isso procuramos a Emater, que tem sido uma grande parceira da comunidade ao longo de seus 20 anos de existência. Então os técnicos do escritório deram a sugestão de realizarmos esta  atividade para trazermos os conhecimentos para esses produtores, melhorando a produção, gerando o desenvolvimento sustentável, renda e fortalecendo a economia local da comunidade”, explica a presidente da Associação.

Atualmente, só a comunidade Santa Maria Maravilha reúne 110 famílias, 20 delas realizando a suinocultura. Para levar a capacitação a esses produtores, o escritório local da Emater em Santa Izabel buscou o apoio do escritório regional de Castanhal, por conta da necessidade de orientações técnicas voltadas à nutrição animal, considera o chefe do escritório de Santa Izabel, Ronaldo Sanches.

“Nós não temos no escritório nem um zootecnista, nem um veterinário e por isso fomos buscar o apoio da supervisão regional que nos deu apoio e por meio do escritório local de Castanhal nos disponibilizou o zootecnista que viabilizou essa demonstração técnica a esse grupo de produtores, que desejam qualificar e expandir sua produção de suínos”, informa Ronaldo.

Durante a atividade de Demonstração Técnica (DT), o zootecnista da Emater, Daniel Diniz falou sobre os desafios da suinocultura no contexto da agricultura familiar e explicou aos produtores como obter lucro com sua produção conhecendo desde os custos de produção, que envolvem a escolha da alimentação (alternativa ou comercial), o controle do ganho de peso, além da escolha das raças para engorda e reprodução, combate a doenças entre outras informações importantes para os produtores obterem lucro com a produção.“

Durante a pandemia, os ingredientes da ração aumentaram muito, então se preocupou em montar uma planilha de custos e mostrar a formulação de ração regionalizada, alternativa e a ração comercial farelada, mostrando na prática a formulação da ração comercial mostrando a mistura dos ingredientes para que eles possam fazer a ração na propriedade deles”, informa o zootecnista.

A ração comercial produzida pelos próprios produtores em sua propriedade pode gerar uma economia de custos com a alimentação dos suínos em torno de 30%. Outra opção de ração apresentada na DT foi a ração alternativa, feita com produtos orgânicos e resíduos que podem gerar até 50% de economia com a alimentação dos animais.

O agricultor familiar Antônio Rodrigues cria cerca de 200 porcos em sua propriedade e acredita que as orientações vão ajudá-lo a obter mais lucro com a produção. "As informações que o técnico trouxe vão me ajudar a melhorar o custo da minha criação, que eu vi que ainda tá sendo muito caro e com a alimentação alternativa que o técnico ensinou aqui vai sair mais barato”, acredita o agricultor.

O diretor técnico da Secretaria de Agricultura de Santa Izabel, Gilvandro Andrade, acompanhou a Demonstração Técnica e considerou a parceria para a capacitação dos agricultores essencial para a manutenção e expansão da suinocultura no município.

“A suinocultura é uma atividade muito importante dentro das propriedades, mas aqui ela não alcançava valores de mercados para cobrir todos os custos e as despesas. Mas com a pandemia a carne suína passou a ter mais procura e consequentemente a nossa produção de suínos no município também aumentou e passamos de um cenário em que os valores dobraram. Então se o produtor aprende a equilibrar os custos de produção, ele consegue realmente obter uma renda dessa atividade e para isso momentos como esse são essenciais”, conclui o diretor.

Além da Demonstração Técnica em Suinocultura, o escritório local da Emater em Santa Izabel está organizando uma agenda para que os produtores recebam orientação técnica do zootecnista em suas propriedades.

Texto: Etiene Andrade (Ascom/Emater)

Por Governo do Pará (SECOM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias