Sexta, 21 de Janeiro de 2022 05:50
63 98426-4893
Direitos Humanos Mundo

Tribunal nos EUA absolve jovem de 18 anos que reagiu em protesto do Black Lives Matter

Júri de Wisconsin reconheceu que Kyle Rittenhouse não fez nada de errado e o considerou inocente.

20/11/2021 11h30
Por: Redação Fonte: Marcos Rocha
Foto Divulgação
Foto Divulgação

Kyle Rittenhouse, de 18 anos, foi absolvido nesta sexta-feira (19) de todas as acusações que pesavam contra ele. O julgamento aconteceu em Kenosha, no estado americano de Wisconsin.

O ex-cadete de polícia era acusado de praticar pelo menos cinco crimes: homicídio doloso, homicídio culposo, tentativa de homicídio e duas imputações por supostamente colocar a segurança de terceiros em risco.

Após quatro dias de deliberações, os doze integrantes do júri determinaram a sua absolvição, por considerarem que as ações dele estavam resguardadas pela legitima defesa.

Entenda o caso

Em agosto de 2020, Rittenhouse matou dois homens e feriu um terceiro durante um protesto do movimento esquerdista Black Lives Matter (BLM) contra a morte de Jacob Blake, homem negro baleado pela polícia durante abordagem.

O ato, na ocasião, foi marcado por tumultos, vandalismos e saques. Com a situação fora de controle e o “clima de guerra” instaurado na região, publicações nas redes sociais convocaram “patriotas” para irem até Kenosha a fim de “proteger as vidas e as propriedades”.

Na época com 17 anos, ele saiu de Illinois armado com um rifle semiautomático, o que levou o Ministério Público a acusá-lo de provocar a violência.

A defesa do jovem, por sua vez, sustentou que seu atos estiveram dentro do conceito americano de legítima defesa, uma vez que ele precisou reagir para salvar a própria vida após ser chutado, atingido na cabeça com um skate e ter uma arma apontada para sua cabeça.

Os dois homens que foram mortos eram brancos, assim como o que foi ferido — e o próprio Rittenhouse, agora livre de todas as acusações da promotoria.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Direito e Justiça
Sobre Direito e Justiça
Ele1 - Criar site de notícias