Segunda, 29 de Novembro de 2021 14:51
63 98426-4893
Capital Belém

Bairro do Maracangalha recebe serviços de recuperação asfáltica

Obra de recuperação asfáltica na área externa do Hospital Universitário Barros Barreto, realizada pela Sesan

24/11/2021 05h00
Por: Redação Fonte: Joyce Assunção
Foto Divulgação Joyce Ferreira
Foto Divulgação Joyce Ferreira

Abandono é a palavra que resume o cenário em que se encontrava a rua da Assembleia, localizada às proximidades do canal São Joaquim, no bairro da Maracangalha. Há 18 anos, a via não recebia manutenção asfáltica e, nos últimos dois anos, o acúmulo de lixo preocupava os moradores.

“A rua estava muito esburacada, há muito tempo sem manutenção. Depois de 18 anos de abandono, a rua agora tá recebendo esse resgate, é um benefício que vem ajudar a comunidade. Essas obras da Prefeitura de Belém são de extrema importância", contou o comunicador Michel Moraes, 39 anos.

A via recebeu os serviços de recuperação asfáltica e limpeza de resíduos sólidos nesta terça-feira, 23, realizados pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

População decide 

O asfalto na rua da Assembleia chegou no final dos anos 1990 como dos mecanismos do orçamento participativo na gestão do Prefeito Edmilson Rodrigues (1997-2004).

A cidade de Belém foi a primeira capital do Norte do Brasil a utilizar a participação população na administração pública municipal, escutando a comunidade sobre as principais  demandas dos bairros. "Essa rua foi feita, por meio do orçamento participativo, na segunda gestão do prefeito Edmilson Rodrigues", explicou o morador Michel Moraes.

Para o estudante Júnior Gomes, 22 anos, o abandono da via provocou o descarte irregular de  resíduos sólidos, que se espalham quando chove. “Estou gostando da operação aqui na rua, antes estava toda esburacada e com lixo", afirmou.

Ele lembrou que, antes dos buracos e do lixo, havia um campinho que os moradores jogavam bola. Depois que começaram a jogar lixo no local, eles ficaram sem a diversão. Com os serviços na via, o estudante está esperançoso com a volta do campo de futebol.  

Belém Bem Cuidada

O serviço de recuperação asfáltica, que faz parte do Programa Belém Bem Cuidada, foi uma das principais demandas apresentadas nas plenárias de bairros do Fórum Permanente de Participação Cidadã, o Tá Selado, como afirma a conselheira do programa, Marilene Valente, 44 anos, que mora há 30 anos no bairro da Maracangalha.

"A prefeitura atendeu a nossa demanda e por meio do Tá Selado estamos atuando direto na fiscalização, porque entendemos que o dinheiro é público e o Tá Selado é o modo fiscalizador desse dinheiro público. E estamos aqui como parceiros do poder público e da comunidade", expôs a conselheira.

Há pelo menos 15 dias, os serviços de recuperação asfáltica são realizados ao longo da rua da Assembleia. A equipe da Sesan trabalha no final da via, às proximidades do Canal São Joaquim, realizando serviço de limpeza de resíduos sólidos acumulados e recuperação asfáltica da via a ser finalizados ainda esta semana.

Hospital Barros Barreto

A Prefeitura de Belém também executa serviço de recuperação asfáltica na área externa do Hospital Universitário Barros Barreto, bairro do Guamá. De acordo com Sesan, a ação iniciou na última segunda-feira, 22, com 200 homens trabalhando. A expectativa é que em até duas semanas os serviços sejam finalizados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Capitais
Sobre Capitais
Ele1 - Criar site de notícias