Sexta, 21 de Janeiro de 2022 05:34
63 98426-4893
Artes e Cultura Amigos em Gurupi

Cineasta Hélio Brito realiza gravações de imagens para videoclipes do Projeto Carta de Amigos em Gurupi

As gravações de imagens aconteceram no dia 26 de novembro tendo como cenários o Parque Mutuca, o Córrego Pouso do Meio

02/12/2021 16h15
Por: Redação Fonte: Ronaldo Coelho Teixeira
Foto Divulgação Sandra Alves
Foto Divulgação Sandra Alves

 

A “Carta de Amigos” feita de afeto, memórias e canções ganhou corpo nesse final de novembro chuvoso em Gurupi. O cineasta Hélio e sua equipe fizeram tomadas de cenas em várias localidades consideradas atrações turísticas da cidade, para os dois videoclipes previstos no Projeto, e que reúne os cantores e compositores de origens gurupienses Chico Chokolate, Dorivã e João Bolo. Aprovado no edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins – realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, prevê a gravação de sete músicas autorais e a gravação de dois videoclipes para disponibilização gratuita numa plataforma virtual e uma live de lançamento nas redes sociais em dezembro desse ano. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (63) 9 9230-3182.

 

As gravações de imagens aconteceram no dia 26 de novembro tendo como cenários o Parque Mutuca, o Córrego Pouso do Meio, o coreto que fica na praça do Centro de Convenções Mauro Cunha e a praça da Igreja Católica D’Abadia. E serão exibidas nos videoclipes das músicas “Guru Cacique”, de autoria de Dorivã, e “Carta de Amigos”, de Dorivã, João Bolo e Chico Chokolate.

 

De acordo com Hélio Brito essas tomadas de imagens irão fortalecer a identidade visual do Projeto. “Essa foi uma experiência muito legal, aliás, eu gosto muito de produzir videoclipes. Embora a gente sempre produza videoclipes com poucos recursos, o que não permite que a gente voe mais alto. A gente fica limitado a fazer coisas mais simples e mais rápidas. E, para não ser diferente, esses dois videoclipes foram produzidos todos no mesmo dia, e isso acaba limitando muito. Por força de agenda, são três artistas, Chico Chokolate, Dorivã e João Bolo, e só conseguimos um dia para gravação. Fizemos o possível para poder produzir muita coisa num dia só, pra duas canções. E aí, para isso, usei três equipamentos, gravamos com três câmeras ao mesmo tempo, uma Black Magic, um Osmo Pocket e um drone também de última geração, para poder produzir muitas cenas dentro do pouco tempo que a gente tinha. E trabalhamos o tempo todo sob pressão porque nós estamos no período chuvoso, e aí tinha sempre o risco de desabar um temporal a qualquer momento. O ‘Guru Cacique’ a gente produziu com cenas externas e a música ‘Carta de Amigos’ produzimos toda ela em estúdio, para poder fazer um lance visual em preto e branco, mais intimista, simulando o momento em que os artistas estão gravando suas canções. A expectativa é de que fique dois videoclipes bonitinhos, bem redondinhos”, ressaltou o cineasta.

 

Compõem o repertório do Carta de Amigos as seguintes músicas: Reflexo’s (João Bolo e Antônio Luiz); Cega Paixão (João Bolo e Antônio Luiz); Mister (Dorivã); Guru Cacique (Dorivã); Carta de Amigos (Dorivã, João Bolo e Chico Chokolate); Amizade (Chico Chocolate e Paulo Albuquerque); e Feira de Cá (Dorivã, Chico Chocolate, Ronaldo Teixeira, Paulo Albuquerque, e Antonio Roveroni).

 

Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc (Projeto de Lei 1.075/2020) objetivou aos municípios a possibilidade de gerarem renda mensal emergencial de R$ 600,00 aos trabalhadores do setor, subsídios para a manutenção de espaços artístico-culturais e a promoção de instrumentos como editais e prêmios, entre outros. O montante aplicado pelo Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial da Cultura - mas não utilizado por todos os municípios brasileiros, infelizmente - é algo inédito na história dos investimentos públicos na área da Cultura, além de representar um auxílio extremamente necessário aos agentes da Cultura nesse momento de pandemia. Foram 3 bilhões de reais em recursos para todo o país. Para o Tocantins, o repasse foi de R$ 35.137.985,22 segundo o Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), disponível no link https://adetuc.to.gov.br/noticia/2020/10/7/conselho-de-politica-cultural-discute-edital-estadual--para-acesso-aos-recursos-da-lei-aldir-blanc/.

 

Serviço

O quê: Projeto "Carta de Amigos", de Chico Chokolate, Dorivã e João Bolo, aprovado no edital da Lei Aldir Blanc no TO, realiza captação de imagens para videoclipes com o cineasta Hélio Brito, em Gurupi

Como: gravação e disponibilização de sete músicas autorais, dois videoclipes em plataforma virtual com acesso gratuito e uma live de lançamento

Onde: canal dos artistas no YouTube, Facebook e Instagram

Quando: de outubro a dezembro de 2021

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arte & Cultura
Sobre Arte & Cultura
Ele1 - Criar site de notícias